Você já ouvir falar em Maskne? Nada mais é do que a combinação de Mask + Acne. Ou seja, são as acnes causadas pelas máscaras de proteção. As pessoas da área da saúde estão mais familiarizadas com esse termo, pelo fato de usarem sempre a máscara e sofrerem desse mal, mesmo antes da pandemia.
Esse tipo de acne é considerada como acne mecânica que é causada por conta do atrito da máscara. Além disso, a máscara aumenta a temperatura e abafa a região do rosto, provocando mais sudorese, produção de sebo e assim obstruindo os poros e consequentemente podendo virar as terríveis e tão temidas espinhas.
É mais comum as acnes nas peles: normal, mista ou oleosa. Porém na pele seca o abafamento da máscara pode alterar os microrganismos protetores da pele, assim causando irritação que nada mais é do que uma dermatite atópica.
Dê preferência para as máscaras de algodão, ceda ou máscara cirúrgica, que ajudam a pele respirar melhor.
O tratamento é bem simples. Uma das recomendações é lavar o rosto 2 vezes por dia usando o sabonete específico para o seu tipo de pele (de manhã e de noite). Ao usar protetor solar, dê preferência ao tipo oil free ou toque seco. E ao usar hidratante é recomendável que seja em gel ou a base de água, para assim deixar sua pele sequinha com maior controle da oleosidade. Em especial para a pele oleosa, é recomendável usar adstringente que controla oleosidade, o ph da pele, remove impurezas e resquícios de maquiagem e ajuda obstruir poros.
O ideal é evitar maquiagem quando for usar máscara de proteção, porque a make ajuda a pele produzir mais oleosidade, sem contar que a máscara pode borrar toda a make. Caso você não consiga sair de casa de cara limpa, opte por fazer uma make bem levinha, com o mínimo de produtos na região da máscara.
No entanto, não deixe de usar máscara protetora se precisar sair de casa, pois hoje ainda é o método mais eficaz para nos proteger do Corona vírus. Mas se puder, fique em casa!!!
Espero que gostem do vídeo!!! Até a próxima…
Bjus.